quarta-feira, fevereiro 08, 2006

Tenho uma dúvida

Tenho uma dúvida: o que significa ser professor?

Melhor ainda: o que significa ser professor no sec.XXI ?

Não tenho muitas dúvidas que hoje as minhas boas e más referências, exemplos, que orientaram o meu início de carreira no que diz respeito ao estilo e exigência não o são mais. Esses professores estão reformados em todos os sentidos. Todos os dias marco encontro com os meus alunos na esperança de um dia descobrir o que significa ser um bom professor.

O estado de espírito marca muitas das minhas actuações. Por vezes, quando estou mais desorientado quanto ao meu papel procuro ser bom para eles, que gostem do que têm para fazer. Quando revoltado pela falta de resultados sou tentado pela imagem dos meus bons e mais austeros professores. Não são alterações significativas, mas nuances comportamentais que para mim fazem a diferença. Mostram-me como ainda faço a diferença.

Essa diferença não é circunstância com conteúdos mas conteúdos com humanidade, diálogo, paciência e humor. Muito humor. Não demasiado pois alunos mais sensíveis, ou até colegas, podem interpreta-lo da forma que lhes melhor convier. Convém manter alguma distância, educação. Explicar e expor com proximidade. Promover experiências de vida, não apenas de aprendizagem onde o aluno actor central ainda procura o professor por não entender o seu próprio papel.

Sem comentários: