domingo, julho 08, 2007

Exames? em que contexto?

A avaliação dos alunos é vista sob vários prismas e é um instrumento que pode ser usado politicamente (vejam-se os actuais resultados na Matemática).
Não penso que os alunos aprendam mais por terem exames ou que a sua existência dê a volta aos principais problemas que os currículo apresentam.
Como nos vamos lentamente aproximando de modelos existentes em outros países resta-nos conhecer já as implicações dessas medidas.
Nos EUA as escolas sofrem a rankização onde maus resultados podem levar ao seu fecho. O valor dos imóveis está ligado à posição da escola no referido ranking.
As consequências não se podiam fazer esperar. Hoje gasta-se dinheiro a fiscalizar todo o sistema, nomeadamente a analisar os exames à procura de sinais de fraude. O curioso é que por um lado os professores focam e ficam obcecados pelos conteúdos avaliados em exame e por outro lado colaboram e implementam sistemas de fraude de modo a melhorar artificialmente os resultados dos seus alunos. Podem ler aqui

Sem comentários: