quinta-feira, janeiro 03, 2008

Recuperar uma entrevista

Em tempos Proença de Carvalho exprimia num artigo de opinião isso mesmo a sua opinião. a entrevista pode ser consultada aqui.
Um aspecto devo desde já clarificar, a avaliação quando implementada revelou-se catalisadora de um sistema educativo mais eficiente, no que concerne aos resultados esperados. No entanto mesmo nos países onde a avaliação se concretizou em moldes idênticos ao nosso os resultados obtidos pelos alunos não são melhores que os nossos. Encontram-se mascarados pelos resultados obtidos em escolas privadas, onde o acesso, fruto de uma selecção com base, não apenas na capacidade financeira, mas também na origem social é desde logo criadora de um núcleo mais homogéneo culturalmente e apresenta expectativas igualmente semelhantes.
A escola pública é supostamente para todos, não olha à proveniência nem se adapta com facilidade.

A grande heresia proferida por este homem reside na seguinte passagem "Nas actividades privadas, o mercado exerce essa avaliação permanentemente. As empresas e os profissionais liberais não sobrevivem se os consumidores dos seus produtos e serviços escolherem os seus concorrentes. De nada servirá aos empresários e trabalhadores privados auto-avaliarem-se com notas elevadas, se não tiverem clientes que os escolham. No ensino privado, os pais dos alunos são, afinal, os avaliadores das escolas, através da sua escolha." - ora isto não poderia ser mais falso. A escola não é uma empresa (principalmente a pública) e os pais destes alunos não escolhem a sua escola. Os pais destes alunos, purgam os indesejáveis, com mensalidades inacessíveis aos pais dos alunos cujo meio cultural é igualmente desfavorecido. Desta forma os alunos culturalmente desfavorecidos ficam privados das experiências que alunos culturalmente mais ricos poderiam proporcionar. Os mais favorecidos isolam-se cada vez mais, socialmente, culturalmente e sobretudo emocionalmente do resto. Vivem num mundo à parte, como aliás vive o autor deste artigo.

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