segunda-feira, janeiro 07, 2008

O que esperar de um professor - excertos

«Que seja um transmissor de conhecimentos organizados em módulos linearmente articulados? Um classificador que assegura os diplomas? Um formador capaz de desenvolver projectos e de facilitar a reconstrução crítica do conhecimento? Um especialista apto a gerir fontes diversas de conhecimento e a tomar decisões? Um simples executor de rotinas, programadas por outros? Um investigador que estuda e resolve problemas?
.....
No limite, as orientações e práticas pedagógicas, de instrução, os paradigmas de investigação e os modelos de formação adoptados, estão dependentes das perspectivas sobre a natureza do conhecimento, do pensamento e das diferentes teorias da aprendizagem. Ou seja, as orientações metodológicas e curriculares, as práticas, derivam e fundamentam-se, pois, nas teorias da aprendizagem e do desenvolvimento, sendo, então, os seus pilares a Filosofia e a Psicologia.
....

É, pois, possível encontrar na literatura diferentes tipologias de perspectivas da aprendizagem/do conhecimento, com ressonâncias ao nível do ensino e da instrução, ou seja, teorias de aprendizagem e da instrução, paradigmas/epistemologias da Psicologia Educacional, ou orientações paradigmáticas do ensino.

As estratégias/métodos e tarefas utilizadas na instrução:

«(…) é uma educação baseada na competência [numa perspectiva comportamental]. Competência que sendo um conceito é, igualmente, um método (…).» (Elias & Merriam, 1984, p. 103).


Ao nível das planificações (preparação) da instrução:

«A principal actividade de preparação consiste em dividir as diferentes matérias do programa em unidades de aprendizagem (…) são pequenas unidades, cada uma ocupa 3 aulas (…) uma aula de instrução, sobretudo oral, feita por mim, uma aula de revisão e de avaliação, e uma aula de remediação, para os alunos com dificuldades, seguida de nova avaliação (…). Cada unidade de aprendizagem é definida por 3 componentes: em 1º lugar, os objectivos de aprendizagem (…) objectivos gerais e específicos, que estão directamente relacionados com os conteúdos (…) em 2º lugar, os conteúdos, isto é, os temas, os factos, as ideias e os princípios, da matéria que estão incluídos nessa unidade (…) em 3º lugar, a actividade intelectual ou os processos cognitivos [processos de reprodução e reconhecimento de informação memorizada, processos de compreensão simples e processos de transferência associativa] (…).» (Joyce-Moniz, 1989, pp. 241 e 265).

(aqui a fonte)


Existem contudo outras perspectivas. Quem me avaliar, para além menos estudos, que pespectiva tem do ensino? como olhará para as minhas aulas?

Sem comentários: