quinta-feira, maio 04, 2006

PIDE - Politicas de Investigação e Desenvovimento da Estupidez


Corre a notícia, que ainda não pude confirmar, de que os alunos de 11º ano realizarão um exame nacional a Matemática já no dia 19 deste mês. Nada de estranho não fosse o caso de nem os alunos nem professores terem dele conhecimento a poucos dias da sua realização.
Este exame que ao que pude apurar terá algum peso na classificação dos alunos mas visa principalmente avaliar o estado de cumprimento dos programas da disciplina.
Será a primeira vez depois de muitos anos que temos um estado inquisidor, persecutório, pidesco e simplesmente estúpido. À sua cabeça uma ministra que para implementar as suas politicas diminui primeiro perante a opinião pública aqueles que considera os inimigos das suas politicas e depois aplica medidas de cima para baixo de forma cega e inconsequente.

É óbvio que uma coisa destas não é de gente séria. Pretende apanhar uma classe de surpresa usando como isco os alunos. Todos sabemos as dificuldades que os professores de matemática enfrentam face a um insucesso que é da responsabilidade de programas irresponsáveis idealizados e remetidos às escolas nos tempos guterrianos da conversa fácil.

A verificar-se é apenas mais uma atitude vinda de uma instituição governamental cujo objectivo é aplicar medidas de fundo com consequências económicas e não educativas.

Com uma ministra assim a desgastar e a desprestigiar a imagem dos professores não admira que toda a comunidade também atire pedras.

Mas, agora que já conhecemos o estilo, sabemos o que nos espera.

Sem comentários: