segunda-feira, julho 03, 2006

Professores incapacitados

Parece à primeira vista razoável colocar professores que não podem ensinar em outras funções. Melhor ainda reclassifica-los. Tudo isso está correcto. Mas primeiro teremos de verificar em que condições ficaram incapacitados. Não acredito que tenham sido admitidos já incapacitados. Ficaram incapacitados em consequência do serviço prestado: problemas de voz, situações de stess, acidentes em serviço, depressões... ou não!
Os professores não podem ser carne para canhão. É necessário clarificar estas situações. Ninguém deve ser prejudicado por em serviço ficar "lesionado". Pode ser reclassificado é certo mas deverá receber uma indemnização.Esta é uma profissão de risco e devem existir formas de protecção aos profissionais, nomeadamente um seguro pago pelo estado.
Como professor de fisica e quimica lembro que lidamos com situações que podem ser de risco. Acidentes acontecem quando se trabalha em laboratório e têm acontecido. Deveria existir regimes especiais de protecção a professores nestas circunstâncias.
Basta dar uma olhadela nos programas para perceber que muitas das substâncias com que nos pedem para trabalhar não são recomendáveis. Conscientes disso muitos professores recusam-se a trabalhar com elas nos laboratórios que temos por atenção aos alunos e muito menos em relação à sua própria saúde apesar de estarem mais expostos que os proprios alunos.

Sem comentários: